A Etec de Itararé-SP é uma instituição de ensino técnico localizada na cidade de Itararé, São Paulo. Parte do Centro Paula Souza, a escola oferece cursos técnicos de qualidade, voltados para o desenvolvimento profissional e a formação de jovens e adultos. Com uma estrutura moderna e professores qualificados, a Etec de Itararé se destaca na região por preparar os alunos para o mercado de trabalho, proporcionando uma educação focada em competências práticas e teóricas. A instituição também contribui para o crescimento econômico e social da comunidade local, formando profissionais capacitados e preparados para os desafios do futuro.
Missão
Formar profissionais capazes, oportunizando uma formação cidadã ética, justa, competente e integrada ao mundo do trabalho.
Visão
Ser um ponto de referência de Formação Básica e Técnica com ensino de qualidade, prestígio, seriedade, valorizando o ser humano e suprindo as expectativas da sociedade.
Valores
Respeito às diferenças individuais e às diversidades culturais da comunidade escolar;
Envolvimento do corpo docente na responsabilidade com a qualidade de ensino;
Gestão participativa e democrática;
Integração do administrativo com o corpo discente e docente;
Responsabilidade social, sustentável e solidária na formação cidadã;
Objetivos
Promover visitas técnicas com foco no desenvolvimento de competências e habilidades propostas nos planos de curso;
Oferecer oportunidade de qualificação profissional para a sociedade Itarareense que deseja conciliar trabalho e estudo;
Reduzir a evasão por meio do desenvolvimento de projetos interdisciplinares e a aplicação de metodologias ativas durante as aulas;
Melhorar o uso da comunicação interna através de análise e feedback dos alunos e professores;
Realizar ações de prevenção ao assédio moral e sexual no ambiente escolar;
Realizar o acompanhamento do rendimento escolar das turmas do modular noturno;
Promover a socialização de boas práticas no contexto escolar no âmbito pedagógico e administrativo.
Prioridades
Recuperar as lacunas de aprendizagem;
Oferecimento do Mtec Noturno;
Permanência do Aluno;
Acompanhamento do rendimento escolar;
Voz e vez para os discentes e docentes;
Clima de desenvolvimento e aprendizado;
Promover visitas técnicas com foco no desenvolvimento de competências e habilidades propostas nos planos de curso;
Oferecer oportunidade de qualificação profissional para a sociedade Itarareense que deseja conciliar trabalho e estudo;
Reduzir a evasão por meio do desenvolvimento de projetos interdisciplinares e a aplicação de metodologias ativas durante as aulas;
Realizar ações de prevenção ao assédio moral e sexual no ambiente escolar;
Realizar o acompanhamento do rendimento escolar das turmas do modular noturno;
Promover a socialização de boas práticas no contexto escolar no âmbito pedagógico e administrativo.
Histórico
Início
A ETEC de Itararé começou como uma classe descentralizada da Etec Dr. Demétrio Azevedo Junior, localizada em Itapeva-SP. Em seu primeiro Vestibulinho, ofereceu 160 vagas para os cursos de Técnico em Contabilidade e Técnico em Comércio nos turnos da tarde e da noite.
Inauguração
Inauguração oficial da sede própria da ETEC de Itararé, realizada pelo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, com a presença de autoridades e da comunidade local.
Inclusão
Lançamento do ETIM Administração EJA, ampliando a oferta para trabalhadores que buscam qualificação.
Crescimento
Expansão dos cursos com a adição do Técnico em Nutrição e Dietética, continuidade do programa Novotec, incluindo novas turmas e implementação do curso de Técnico em Serviços Públicos.
Ampliação
Abertura de turmas do Ensino Médio Noturno Técnico em Administração e Serviços Jurídicos, ampliando a acessibilidade para alunos trabalhadores.
Modalidades
Implantação, pelo Governo Federal, de uma reforma no ensino profissional separando o Ensino Técnico do médio. O Centro Paula Souza passa a oferecer as duas modalidades separadamente.
Pós Graduação
Início das turmas de pós-graduação lato sensu (especialização) na Fatec São Paulo. Parcerias com prefeituras e empresas são formadas para a ampliação de vagas e a de definição de cursos. Governo inicia a ampliação do número de Fatecs, partindo de 10 para 26 unidades no final de 2006.
Pontuação Acrescida
Entra em vigor a pontuação acrescida no processo seletivo, ou seja, bônus para afrodescendentes e alunos vindos de escolas públicas. O Centro Paula Souza encerra o ano com 77 mil alunos matriculados nas 126 Etecs e 26 Fatecs.
Telecurso TEC
Tem início o Telecurso TEC, curso técnico a distância. Ocorre a 1ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza. Fatec é a primeira a ter curso de Autotrônica no Brasil. A e ciência do SAI é reconhecida com o prêmio Mário Covas.
Ampliação do Telecurso TEC
Ocorre a Ampliação do Telecurso TEC para o atendimento de alunos da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo e do Estado de Goiás. Aberto curso tecnológico pioneiro em Silvicultura, em Capão Bonito. São criadas mais 12 Fatecs e 13 Etecs.
Univesp
O convênio com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) permite a criação de cursos tecnológicos a distância. O Centro Paula Souza comemora 40 anos em meio ao maior plano de expansão da sua história.
Nova Sede
Inauguração da nova sede do CPS e Etec Santa Ifigênia, na Capital.
50 anos
CPS comemora aniversário de 50 anos na Assembleia Legislativa.
Concurso Público
CPS abre concurso para contratação de 993 docentes de Ensino Médio e Técnico e 594 de Ensino Superior, além de 1.120 servidores administrativos.
2009
2010
2011
2012
2017
2021
2022
2023
2024
Formalização
Criação oficial da ETEC de Itararé pelo decreto 56.269, consolidando-a como uma unidade técnica independente.
Expansão
Implantação da primeira turma de Ensino Médio, integrada ao Ensino Técnico, com habilitação em Técnico em Administração, em resposta às demandas da comunidade.
Diversificação
Início do curso Técnico em Finanças e da parceria com a Seduc para os programas Novotec Intercomplementar em Turismo e Administração.
Consolidação
Fortalecimento dos cursos integrados e das parcerias educacionais regionais com mais turmas e modalidades em Administração e Serviços Jurídicos.
Ferramentas de Planejamento
Outras ferramentas são criadas para nortear o planejamento da instituição: o Observatório Escolar e o Banco de Dados.
Laboratório de Currículo
A instituição cria o Laboratório de Currículo, grupo que reúne especialistas em educação e do setor produtivo para elaborar e reformular regularmente os cursos do Centro Paula Souza.
Prêmio Mário Covas
Sistema de auto avaliação das escolas, elaborado pelo Observatório Escolar, ganha o prêmio Mário Covas de Gestão.
Expansão de Ensino Profissional
O Governo de São Paulo lança o Plano de Expansão do Ensino Profissional, implantando, já nesse ano, 7 Fatecs e 12 Etecs. A meta é dobrar o número de Fatecs (de 26 para 52) e criar 100 mil novas matrículas no Ensino Técnico até 2010.
Abertura de cargos
É instituído o Plano de Carreiras do Centro Paula Souza, permitindo o planejamento e o reajuste dos salários. A iniciativa resultou na abertura de 22 mil cargos públicos para docentes, auxiliares de magistério e técnicos administrativos.
Idetec
Criado o Índice de Desenvolvimento do Ensino Técnico e Tecnológico do Estado de São Paulo (Idetec), para avaliar a qualidade do ensino profissional oferecido.
Expansão
Está entre os anos de maior expansão no número de Etecs: foram criadas 19 unidades, sendo 7 na Capital e 12 nos municípios de Embu das Artes, Francisco Morato, Itararé, Ituverava, Lorena, Mairinque, Nova Odessa, Olímpia, Osasco (Dr. Celso Giglio), Registro, Santa Rosa de Viterbo e São Pedro.
Novas Unidades
Grande expansão no número de Fatecs: foram implantadas 7 faculdades, nos municípios de Assis, Bebedouro, Campinas, Cotia, Itapira, São Carlos e São Paulo (Sebrae – Campos Elíseos).
Reconhecimento Científico
A instituição é reconhecida como Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) pelo Conselho das Instituições de Pesquisa do Estado de São Paulo (Consip), vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico.