Filtro de Daltonismo

Etec de Itararé encanta no Desfile Cívico com o tema “Música Eletrônica”

No dia 28 de agosto, Itararé foi palco de mais uma edição do tradicional Desfile Cívico, que neste ano trouxe como tema central “Itararé Canta e Encanta em Todos os Tons”. O evento celebrou a […]

29 de agosto de 2025 8:00 am Destaque

No dia 28 de agosto, Itararé foi palco de mais uma edição do tradicional Desfile Cívico, que neste ano trouxe como tema central “Itararé Canta e Encanta em Todos os Tons”. O evento celebrou a música como linguagem universal e expressão cultural, além de valorizar a identidade e a história itarareense. A Etec de Itararé participou com o subtema “Música Eletrônica”, em uma apresentação que uniu criatividade, conhecimento histórico e muito envolvimento dos estudantes.

A escola abriu sua participação com os alunos que conduziram o Abre-Alas trazendo o estandarte da instituição, seguidos da faixa de divulgação do Vestibulinho 2026 e dos estandartes dos cursos de Administração e Serviços Jurídicos, representados por integrantes do Grêmio. Logo em seguida, um trio elétrico com DJ ao vivo embalava o público e deu início ao clima festivo que marcou a presença da Etec no desfile.

O primeiro momento apresentado foi a origem da música eletrônica, representada pelos alunos do 3º Mtec Administração e Jurídico (PI). Eles encenaram as discotecas e a dance music que marcaram os anos 70 e 80, destacando os primeiros DJs e os instrumentos eletrônicos que revolucionaram a época. Os figurinos foram compostos por brilhos e paetês, acompanhados da faixa “Discoteca do Terceirão”, de um estandarte em forma de globo espelhado, de um tapete vermelho com casal caracterizado, além de um fusca decorado no estilo da época. Entre os carros alegóricos, os alunos prestaram homenagem a ícones como Donna Summer e Freddie Mercury.

Na sequência, o 2º Mtec Administração e Jurídico (PI) apresentou a revolução da música eletrônica dos anos 90 e 2000, marcada pelas raves. O grupo trouxe figurinos em neon, óculos espelhados, luzes LED e muito dinamismo, com estandarte do tema, rádio e mesa de som, além da participação da aluna Jéssica em patins e cartazes com nomes de DJs que marcaram a geração.

Já os alunos do 1º Mtec Serviços Jurídicos (PI) representaram o festival Tomorrowland Brasil, realizado em Itu, com faixas, bexigas, confetes, pó colorido, tambores e até um globo humano, recriando a atmosfera mágica do evento. O 1º Mtec Administração (PI) trouxe para a avenida o espetáculo Global Citizen Live (2021), com arco em destaque, alunos caracterizados, confetes e a representação do DJ Alok em seu CDJ. Encerrando o desfile da Etec, os cursos de Administração e Jurídico (noturno) lembraram o Festival Para Sempre Amazônia, previsto para 2025 em Belém, que terá um palco flutuante em forma de vitória-régia e contará com a participação de comunidades indígenas e quilombolas.

Além dos estudantes, a participação da Etec contou com a colaboração de diferentes setores da escola, que auxiliaram na organização e representação da equipe escolar. A equipe administrativa, pedagógica, de apoio e do Grêmio Estudantil desempenhou papel fundamental na organização dos estandartes, figurinos, carros e logística do desfile, garantindo que a apresentação fosse segura, criativa e impactante.

Com estandartes, faixas criativas, carros alegóricos, performances, música ao vivo e muita animação, a Etec de Itararé mostrou como a música eletrônica atravessa gerações, unindo inovação, diversidade e celebração cultural. A participação da escola reafirma seu compromisso em valorizar a arte, a cultura e o protagonismo juvenil, integrando a educação às tradições cívicas da cidade e encantando o público com uma apresentação memorável.

Compartilhe


Veja também