Ensino Médio Integrado ao Técnico (M-Tec) – Serviços Jurídicos
Filtro de Daltonismo
Foto: PeopleImages – GettyImages
Ensino Médio Integrado ao Técnico (M-Tec) – Serviços Jurídicos
O ENSINO MÉDIO COM HABILITAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICO EM SERVIÇOS JURÍDICOS é o profissional que atua diretamente na rotina de escritórios de advocacia e demais organizações que dispõem de setor ou departamento jurídico, dando suporte e apoio técnico-administrativo ao profissional do direito. É responsável pelo acompanhamento, gerenciamento e arquivo de processos de natureza jurídica. Presta atendimento receptivo ao público.
Ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais definidas na BNCC devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento.
Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
O técnico em Serviços Jurídicos pode atuar em várias funções dentro de um escritório de advocacia ou departamento jurídico. Ele é responsável por organizar e controlar processos, além de elaborar e arquivar documentos legais, como petições e contratos. No atendimento ao cliente, pode agendar reuniões, fornecer informações sobre processos e prestar suporte aos advogados.
Ele também pode se encarregar do protocolamento de documentos, garantindo que tudo seja devidamente registrado nos órgãos competentes, além de controlar prazos processuais. Em pesquisas jurídicas, auxilia na busca de legislação, jurisprudência e doutrina, ajudando na elaboração de pareceres e recursos. Além disso, pode redigir documentos administrativos como e-mails, memorandos e atas.
Onde Trabalhar
Empresas privadas, seja de comércio, serviço ou indústria, órgãos públicos (prefeituras, secretarias de governo, ministérios do governo federal etc.) e ONGs.